domingo, 8 de dezembro de 2013

Projeto Escola Limpa, Ambiente Saudável.


ESCOLA MUNICIPAL FÉLIX DE CASTRO E SILVA

DIRETORA: MÔNICA SAMPAIO ROCHA

VICE- DIRETOR: LEANDRO SILVA DE OLIVEIRA

COORDENADOR: OSMAR DE ARAÚJO RAMOS

 

Projeto: Escola Limpa, Ambiente Saudável.

 

JUSTIFICATIVA:

Ciente de que o meio ambiente está pedindo por socorro uma das maneiras que nós professores podemos ajudá-lo, é resgatar nos alunos e demais pessoas essa conscientização sobre preservação e juntos fazermos uma reflexão sobre as nossas atitudes diárias e nos nossos exemplos.

Nesse contexto, fica evidente a importância de se educar os futuros cidadãos brasileiros para, como empreendedores, venham a agir de modo responsável e com sensibilidade, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro.

OBJETIVO GERAL:

Conscientizar a Comunidade Escolar que a prevenção é a melhor solução para diminuir e evitar futuros problemas ambientais erradicarmos a dengue, febre amarela e aquecimento global, do nosso meio, de forma que os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos corretos de agir.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·    Compreender que o meio ambiente também faz parte da nossa vida escolar;

  • Entender que a escola merece cuidados;
  • Entender que os espaços ao redor da escola também fazem parte do meio        ambiente;
  • Identificar os elementos naturais e modificados das paisagens encontradas na escola;
  • Compreender a importância de atitudes individuais e coletivas para conservação e uso racional dos recursos do planeta;
  • Valorizar o trabalho em grupo e limpeza da sala de aula e pátio escolar;
  •  Valorizar o trabalho do pessoal da limpeza que zela pelo pátio;
  • Colocar lixo na lixeira;
  • Entender que o lugar de papel de balas, frascos e demais embalagens é na lixeira;
  • Perceber que todos são responsáveis por manter o ambiente limpo;
  • Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
  • Conhecer e compreender de modo integrado e sistêmico, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente;
  • Participar, pessoal e coletivamente, de atividades que envolvam tomadas de posição diante de situações relacionadas ao meio ambiente;
  • Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas ambientais.




CONTEÚDO:

Meio Ambiente

 

ESTRATÉGIAS:

1ª etapa:
     Conscientização da importância de contribuirmos com o meio, começando com atitudes simples e práticas do dia a dia, como cartazes educativos, bem como com a coleta seletiva.

2ª etapa:

Montar em caixas de papelão os recipientes destinados à cada material da coleta seletiva.

3ª etapa:

Utilização de lixeiras seletivas;

4ª etapa:
      Distribuir tarefas de limpeza do pátio e arredores da escola cada aluno no seu turno e no seu horário de aula.

5ª etapa:

            Formar grupos de conscientização para se apresentarem de sala em sala, convidando todos os alunos a se tornarem “orientadores do meio ambiente”. O compromisso deles será o de preservar o ambiente escolar e informar outros alunos sobre a importância desse trabalho.

6ª etapa:

Montar peças teatrais de conscientização para os alunos apresentarem em outras turmas, bem como no pátio;
 
7ª etapa:

Nomear dois representantes de sala com crachás de identificação para revezar no recreio observando se os alunos estão brincando, lanchando em fim se divertindo sem sujar e poluir seu meio.

Quanto à limpeza do pátio, será preciso que os alunos orientem todos os colegas da escola para que joguem o lixo nas lixeiras e mantenham o pátio e a sala de aula sempre limpos, principalmente após a hora do recreio (lanche). Durante algum tempo, os alunos podem se organizar em duplas para monitorar as ações e atitudes dos demais alunos, orientando-os para que cuidem bem do ambiente onde estudam.

8ª etapa:      

Promover um passeio de observação aos arredores da escola, orientando os alunos a observarem se há algum aspecto relacionado ao ambiente que precisa ser mais bem cuidado pela comunidade.

9ª etapa:

Por turno e turma fazer um mutirão e iniciar a limpeza e catação de lixo pelo pátio e aos redores da escola.

10ª etapa:

Palestra com representantes da Secretaria do Meio Ambiente.

AVALIAÇÃO

       Será feita observação da participação individual e coletiva dos alunos, um relatório em dupla com relatos dos alunos da participação de cada um, uma redação dissertação na qual os alunos terão que dar sua opinião sobre o projeto e sobre a importância das nossas ações no meio.
       Entrevista com o pessoal da limpeza para saber se aconteceu mudança de atitude por parte dos alunos após a sensibilização.
      Esse relatório, acompanhado de ilustrações ou fotografias dos alunos em ação, pode ser compartilhado com toda a comunidade escolar, ressaltando assim o empenho dos alunos em trabalhar coletivamente para obter um objetivo comum que é cuidar do meio ambiente.




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